PT/     ENG

Portugal Masters 2009


Portugal Masters 2009

Portugal Masters - Final Round

  Lee Westwood deixa a sua marca no Algarve

A terceira edição do Portugal Masters apresentou um field de luxo, composto por 16 jogadores do top 50 mundial e cinco vencedores de provas do Glam Slam. E a classificação contribuiu para promover ainda mais o prestígio da competição, graças à vitória de Lee Westwood, uma das grandes referências do golfe mundial.

Com o sol presente do primeiro ao último dia, o público correspondeu e foi batido o recorde de espetadores em Portugal: 37.479 bilhetes vendidos durante os cinco dias de prova, dos quais 10.504 no último dia. As anteriores duas edições tinham atingido os 24.188 espectadores em 2007 e 28.461 em 2008.

No Oceânico Victoria Golf Course, em Vilamoura, Westwood quebrou um jejum de dois anos sem vitórias. “Peço desculpa por ter trazido um discurso escrito num papel, mas já se passou um par de anos desde que fiz o meu último dia na pele de campeão e estou destreinado”, dirigiu-se o inglês a um público que nunca lhe regateou apoio.

Westwood entrara para o quarto e último dia da prova na terceira posição, mas uma volta final de 67 (-5), para um total de 265, 23 abaixo do par-72, deu-lhe a vitória com duas pancadas de vantagem sobre o mais directo adversário, o italiano Francesco Molinari. O irlandês Padraig Harrington, que havia vencido três majors entre 2007 e 2008, foi terceiro com 269 pancadas.

O shot que Westwood bateu no buraco 17 durante a última volta viria a ser eleito o melhor do mês de Outubro no European Tour: neste par-5, ele atacou o green à segunda pancada, mas a bola passou e ficou num caminho de buggies e com árvores à frente; assim, com um lie apertado, sem ver nada à frente, bateu um lob wedge magnífico, ficando apenas com um tap-in para birdie.

Esta foi a 19.ª vitória de Westwood no European Tour e a sua trigésima como profissional. Permitiu-lhe na altura ultrapassar um tal de Rory McIlroy na Race to Dubai…

Dos oito portugueses em prova, apenas Filipe Lima passou o cut, tendo terminado na 45ª posição.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn