História


 

 PORTUGAL MASTERS 2016

"Um ilustre campeão para a 10.ª edição"

Padraig Harrington não é português, mas recebeu um enorme amparo de grande parte dos 9.484 espectadores que entraram pelos portões do Victoria Clube de Golfe no último dia do 10.º Portugal Masters, em Vilamoura, ao ponto de dizer na conferência de Imprensa que sentiu-se a jogar “na casa fora de casa”.

“Paddy” já jogara o Open de Portugal em vários campos, a a World Cup neste mesmo percurso desenhado por Arnold Palmer e esta era a sua sexta participação no Portugal Masters, onde tinha sido 3.º em 2009. Estava, pois, na hora de vencer em Portugal, um país que lhe cai bem e onde vem jogar desde os seus tempos de amador.

Foi uma última jornada emocionante, com várias trocas de líder e tudo decidiu-se apenas no último putt, no último buraco, do último grupo. Com o inglês Andy Sullivan, o campeão do ano passado, a ver na televisão o que se passava, à espera de um deslize de Harrington para ir a play-off, mas a acabar por testemunhar um fantástico chip e putt vitorioso do seu rival. Mas obteve a melhor classificação de sempre de um campeão do Portugal Masters no ano em que defendia o título.

As 261 pancadas, 23 abaixo do Par, da vitória de Harrington, igualaram o recorde do torneio para 72 buracos que Sullivan tinha carimbado no ano passado. No caso de Harrington, foi alcançado com voltas de 66, 63, 67 e 67, batendo por 1 única pancada Sullivan, que agregou cartões de 67, 61, 69 e 65.

O irlandês tornou-se assim no mais velho campeão de sempre do evento algarvio, com 45 anos. Foi também o segundo irlandês depois de Shane Lowry em 2012.

“Este ano está quase a acabar e ainda não tinha ganho nada. Por isso, é importante para continuar a ter pelo menos um título por ano”, disse, depois de embolsar 333.330 euros de prémio.

Muito se tem escrito sobre ser o primeiro título de Harrington no European Tour desde 2008, mas ele frisou bem que é apenas o seu primeiro título do ano. Em 2015 venceu no PGA Tour, o mais relevante circuito internacional, e em 2014 e 2010 triunfou no Asian Tour.

A sua carreira é impressionante, com 30 títulos internacionais, somando todos os circuitos. Só do European Tour são agora 15 e é o primeiro campeão do Portugal Masters a deter o estatuto de major champion, pois ganhou o British Open em 2007 e 2008 e o PGA Championship em 2008, para além de quatro presenças de sucesso na Ryder Cup.

O Portugal Masters já tinha um campeão que foi na sua carreira n.º 1 mundial, o inglês Lee Westwood em 2009. Agora tem um vencedor de títulos do Grand Slam.

Numa semana em que voltou a haver uma boa afluência de público – 34.348 espectadores – o Portugal Masters contribuiu também com mais de 22 mil euros para a EDGA, a Associação Europeia de Golfe para Deficientes.

Ricardo Melo Gouveia brilhou por Portugal

Ricardo Melo Gouveia não conseguiu o objetivo ambicioso de tornar-se no primeiro português a terminar o Portugal Masters no top-10, mas tem todos os motivos para sentir-se orgulhoso pois saiu de Vilamoura com um novo recorde nacional no mais importante torneio luso.

As suas 269 pancadas, 1 abaixo do Par do Victoria Clube de Golfe são o melhor resultado de sempre de um português na prova algarvia, superando as 14 abaixo do Par de Pedro Figueiredo em 2011.

O outro recorde nacional que o n.º 1 português perseguia, o da melhor classificação de sempre, é que não foi possível e continuará nas mãos de Ricardo Santos, com o seu 16.º lugar em 2012.

Contudo, o 22. º posto (empatado) de Ricardo Melo Gouveia é a terceira melhor classificação de sempre de um português, depois do tal 16.º lugar de Ricardo Santos e do 21.º obtido por Filipe Lima em 2007.

Portugal Masters 2015 (ver mais)

Vencedor: Andy SULLIVAN (Inglaterra)

Portugal Masters 2014 (ver mais)

Vencedor: Alexander LEVY (França)

Portugal Masters 2013 (ver mais)

Vencedor: David LYNN (Inglaterra)

Portugal Masters 2012 (ver mais)

Vencedor: Shane LOWRY (Irlanda)

Portugal Masters 2011 (ver mais)

Vencedor: Tom LEWIS (Inglaterra)

Portugal Masters 2010 (ver mais)

Vencedor: Richard GREEN (Austrália)

Portugal Masters 2009 (ver mais)

Vencedor: Lee WESTWOOD (Inglaterra)

Portugal Masters 2008 (ver mais)

Vencedor: Alvaro QUIROS (Espanha)

Portugal Masters 2007 (ver mais)

Vencedor: Steve WEBSTER (Inglaterra)